Trabalhos 2019

Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Balão, base da máscara.
Balão envolto em jornal e cola branca.
Referencias às marcas FSC® e Tetra Pak®
Máscara da cereja.
Máscara da cereja.

Memória Descritiva:

A Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé fica situada no coração da Vila de Alfândega sede de concelho. Nestas terras transmontanas, a cereja é rainha e senhora. A cereja de Alfândega pelas suas características de elevada qualidade foi-se afirmando, ao longo dos anos, como a principal imagem de marca do concelho a tal ponto que o logótipo do Município inclui uns brincos de cereja. Recentemente a cereja e os seus subprodutos ganharam mérito na área saúde, nomeadamente, as Almofadas de Caroços de Cereja e do Chá de Pés de Cereja.
Não fossem estes já motivos suficientes para a escolha da cereja como fruto de inspiração para a construção da máscara acrescem, ainda, a valorização dos produtos regionais, a valorização do património natural e respeito pelos bens e produtos que dinamizam a economia local. A máscara será também usada na festa de cereja que acontece desde 1982 na vila de Alfândega da Fé e que este ano decorrerá de 7 a 10 de Junho. Neste evento o agrupamento irá fazer-se representar pela máscara/cereja que será “vestida “ por um aluno.
Toda a comunidade escolar se envolveu neste projeto direta ou indiretamente. A recolha das embalagens de Compal foi feita por todos os alunos, encarregados de educação, assistentes operacionais e professores.
Na construção da máscara estiveram envolvidas todas as turmas de terceiro ciclo.
O primeiro passo foi fazer a escolha dos materiais a usar na construção da máscara. O principal objetivo desta fase foi reaproveitar (reutilizar) ao máximo material que os alunos tivessem em casa ou que existisse na escola. Assim, o balão usado para dar forma à cereja já tinha sido usado numa atividade/festa da escola; os alunos trouxeram jornais antigos; a cola branca, a pasta e as tintas já existiam na escola e eram sobras de outros trabalhos.
Depois, de reunido todo o material necessário, a construção obedeceu aos seguintes passos:
1. As embalagens de Compal foram lavadas e cortadas;
2. As folhas de jornais foram recortadas em pequenas tiras retangulares;
3. Encheu-se o balão;
4. O balão foi forrado com as tiras de jornal e cola branca;
5. Deixou-se secar durante alguns dias;
6. Depois colaram-se as embalagens de compal ao balão com a ajuda de pasta de papel.
7. Depois foi feito um molde para o pedúnculo da cereja;
8. No pedúnculo foi decorado/coberto pelas marcas FSC® e Tetra Pak® retiradas das embalagens da compal;
9. Finalmente foi pintada de vermelho a cereja e verde o pedúnculo;
10. Um aluno “vestiu”/usou a máscara.
A máscara tem as seguintes dimensões: 90x130x65 cm

 

COORDENAÇÃO
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