Trabalhos 2019

Escola EB1/JI de Megide (Vila Nova de Gaia)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Inicio da máscara.
Conclusão do rosto.
Visualização do rosto.
Máscara já realizada.
Mulher da Natureza de frutos frescos Compal
Máscara concluída

Memória Descritiva:

Memória Descritiva:
O Projeto Máscaras com frutos, Desafio da Tetra Pak foi elaborado na Escola EB1/JI de Megide, Vila Nova de Gaia.
A nossa escola é uma Eco Escola e achamos relevante a nossa colaboração e participação neste projeto, pois procura chamar a atenção dos alunos para a importância da reciclagem, proteção do ambiente e da introdução de fruta na alimentação diária.
O desafio da Tetra Pack/Compal “As melhores ideias dão frutos, a brincar ao Carnaval” e no sentido de articular este desafio com os projetos da escola: “A Alimentação Saudável e Sustentável”, foi elaborada esta máscara por uma turma de 4ºano, 26 alunos dos 9 aos 10 anos com o auxílio da coordenadora do projeto eco escolas/professora titular da turma.
Foi solicitado aos alunos a recolha de pacotes Tetra Pak da Compal e mostrado o tipo de embalagens a procurar tendo em conta os critérios regulamentados no desafio, sensibilizando-os para as caraterísticas únicas das embalagens Tetra Pak e para o símbolo FSC.
No desenvolvimento da atividade procedeu-se a pré-projetos, foi feita uma escolha do molde da máscara.
Recolhidas as embalagens, o grupo reuniu para decidir como construir a máscara. Face à grande quantidade de embalagens de Compal e variedade de sabores, alguns alunos sugeriram que se deveria colocar uma das partes da máscara só com verdes, que significa que devemos preservar a natureza, outras partes com os frutos preferidos dos alunos, outra parte com mistura de frutos, que tem o significado da salada de fruta e colocar tiras torcidas em cima da cabeça, tendo o significado dos raios de sol necessário para a produção dos frutos.
No ato do recorte das embalagens houve o cuidado de selecionar os símbolos da FSC e da Tetra Pak sugerindo-se a sua utilização para fazer a boca, o nariz e os olhos. Todo o grupo concordou, considerando uma boa ideia.
Decidido o que se iria fazer procedeu-se ao recorte dos pacotes. As tampas foram retiradas das embalagens e colocadas no garrafão da sala, que tem como objetivo a recolha de tampas para ajudar a menina Lívia com os custos de fisioterapia. Um grupo de alunos recortaram, com muito cuidado, as folhas e os frutos das embalagens que foram separadas e selecionadas por frutos e folhas. Outro grupo, recortou tiras e torceu-as.
A colagem fez-se com cola quente uma vez que a cola normal não funcionou. Foi utilizado “setacolor 3D” para fazer os contornos na máscara. O tamanho da máscara é de 96 cm por 87 cm.
Elaborada a máscara, os alunos apelidaram de "Mulher da Natureza de frutos frescos Compal".
Os alunos participaram com muito entusiasmo e motivação no trabalho realizado.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png