Trabalhos 2019

Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Registo gráfico da máscara elaborado pelos alunos - 1ª fase do trabalho de projeto entre a sala 11 (Educação Pré-Escolar) e o 2º F (1º Ciclo do Ensino Básico) da EB1 nº 2 da Quinta do Conde
Operacionalização da máscara segundo o regulamento do passatempo
Concretização da máscara cuja base foi embalagens da Tetra Pak da marca Compal
A máscara de frente
Eis, a nossa máscara Multi-Frutos Compal

Memória Descritiva:

Memória Descritiva
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA – 172388
EB1 nº2 da Quinta do Conde
”As melhores ideias dão frutos, a brincar ao Carnaval"
Escalão 1
Designação do Passatempo: “As melhores ideias dão frutos, a brincar ao Carnaval”
Escola: EB1 nº2 da Quinta do Conde
Morada: Rua Serrad`aire, Boa Água, 2975-173 Quinta do Conde
Contactos: 21 2100256
Intervenientes: Trabalho de projeto realizado entre os alunos da sala 11, turma de Pré-escolar (idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos) e a turma do 2ºF da EB1 nº2 da Quinta do Conde.
Destinatários: Escolas pertencentes à rede Eco-Escolas.
Atividade a desenvolver: Construir uma máscara com embalagens da Tetra Pak da marca Compal e deverá exibir a marca FSC® e Tetra Pak®.
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Objetivos
Participar no Passatempo: “As melhores ideias dão frutos, a brincar ao Carnaval”;
Construir uma máscara com embalagens da Tetra Pak da marca Compal segundo, o regulamento do passatempo. Esta deverá exibir a marca FSC® e Tetra Pak®.;
Consciencializar a população para hábitos de uma alimentação saudável e para o consumo diário de fruta;
Chamar a atenção das crianças e jovens para a importância da reciclagem e a construção de um futuro mais sustentável;
Sensibilizar a comunidade educativa para a reutilização de material de forma criativa, divertida e pedagógica;
Envolver a comunidade educativa na recolha de embalagens de cartão para alimentos líquidos da Tetra Pak da marca Compal (alunos, famílias, pessoal docente e não docente);
Envolver os alunos, o pessoal docente e não docente na construção da máscara.
Enquadramento Teórico:
Como Eco-Escola, a EB1 nº 2 da Quinta do Conde integrada no Agrupamento de Escolas da Boa Água, aderiu ao desafio Tetrapak/Compal 2019 que visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem, proteção do ambiente e da introdução de fruta na alimentação diária. Esta atividade é promovida pela Compal (marca da SUMOL + COMPAL) e pela Tetra Pak, em parceria, com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa. Na nossa opinião, ao aderir a esta iniciativa, sensibilizámos e mobilizámos a comunidade educativa para as boas práticas e para a recolha seletiva de lixo, uma vez que, as famílias e os alunos participaram ativamente na recolha de embalagens da Tetra Pak da marca Compal. Acreditamos que, com este pequeno gesto, contribuímos para a proteção do meio ambiente, ao reutilizar criativamente este material recolhido bem como para a consciencialização do consumo diário de fruta.
Metodologia
Para a elaboração da máscara a concurso, utilizámos a seguinte metodologia: após a sensibilização dos alunos para a importância da reciclagem e a reutilização criativa de material reciclável, envolveu-se as famílias para a recolha de embalagens da Tetra Pak da marca Compal (marca da SUMOL+ COMPAL) e procedeu-se, a elaboração do trabalho de projeto entre a sala 11 e o 2º F. Passo a passo, construímos, a nossa máscara após selecionarmos e votarmos, por unanimidade, num dos esboços ou pré-projetos de máscaras elaborados pelos alunos do 2º F.
Para a exequibilidade da máscara utilizamos o seguinte material: as várias embalagens da marca COMPAL e outros materiais complementares, tais como: esferovite, tesouras, furador, restos de tecido, cola líquida e quente, fita-cola larga, cartão, tintas de cor verde, vermelha, preto, amarela e castanha e penas decorativas coloridas.
As fases da sua operacionalização
1ª Fase – Pesquisar máscaras com frutos;
2ª Fase- Pré-projeto da máscara (desenhos elaborados pelos alunos) e definição do trabalho de projeto entre a sala 11 e o 2º F;
3ª fase – Selecionar o desenho da máscara a elaborar;
4ª fase – Concretizar a máscara escolhida tendo como base, as embalagens da Tetra Pak da marca COMPAL;
5ª fase – Após concluir o processo de construção da máscara, colocar o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC.
6ª fase – Elaboração de uma moldura alusiva ao Carnaval inspirada na portuguesa Carmen Miranda cuja imagem de marca, é um lenço com vários frutos porque “AS MELHORES IDEIAS DÃO FRUTOS, A BRINCAR AO CARNAVAL”.
7ª fase-Tirar uma foto com a máscara realizada na moldura inspirada em Carmen Miranda.
A avaliação da atividade
A avaliação foi positiva, uma vez que, os alunos participaram com interesse e empenho na realização da mesma, as famílias aderiram à sua exequibilidade, enviando-nos, várias embalagens de cartão para alimentos líquidos com o selo Tetra Pak e as marcas COMPAL e FSC. Para a realização da mesma, contámos com a colaboração dos alunos, das famílias, das docentes titulares das 2 turmas e do pessoal não docente. Estas parcerias foram uma mais-valia para a construção da máscara e para a sensibilização da comunidade em geral para as boas práticas relativas, à recolha seletiva de embalagens líquidas como resíduos recicláveis e para a sua reutilização criativa.
Como Eco-Escola cabe-nos influenciar e valorizar as atitudes positivas face ao meio ambiente através de iniciativas como estas, mobilizando a comunidade educativa e em geral, chamando a sua atenção para a importância da reciclagem, a proteção do ambiente e o consumo diário de fruta na alimentação.
EB1 nº2 da Quinta do Conde, 27 de março de 2019
As docentes titulares de turma,
Ana Viana e Helena Prates

 

COORDENAÇÃO
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