Trabalhos 2019

Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

“a política dos 3R’ ” - material utilizado
Exemplo de molde para as máscaras
Colocação de molde no tetrapack para recortar
Recorte da máscara
Colagem de pequenas peças de tetrapack
Produto final _Melancia
Produto final _ Abóbora
Produto final _ Ananás
Aluno com Máscara individual_Ananás
Aluno com Máscara individual_Melancia
Aluno com Máscara individual_Abóbora
Grupo de alunos e professoras com máscaras

Memória Descritiva:

IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola E, B 2 e 3 de Celeirós
Número de alunos diretamente envolvidos: 5
Grau de ensino: alunos NE do Ensino Básico – um aluno de 3º ano, um aluno de 4ºano, um aluno de 6º ano e dois alunos de 7ºano de escolaridade inseridos na oficina do ambiente.
Tempo de aula: 100 min semanal de atividade extracurricular
Professoras responsáveis: Isabel Pinto e Graça Pereira
MATERIAL UTILIZADO:
embalagens tetrapack de sumo compal
moldes de papel
cola UHU
tesoura
elásticos de máscaras cirúrgicas
marcador de acetato
SÍNTESE RELATIVA AO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO
A sociedade moderna desperdiça grande quantidade de recursos naturais que é uma ameaça constante às florestas. Por outro lado, a alimentação saudável onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância o organismo. Assim, a nossa intenção ao participar neste trabalho teve, desde início, como base os temas “a política dos 3R’ ” e “a alimentação saudável”. Quisemos, em especial, chamar atenção para a importância de ingerir fruta diariamente, da época, uma vez que as frutas são grandes fontes de nutrientes, principalmente de vitaminas e a carência delas pode causar problemas graves à nossa saúde. Além de vitaminas, as frutas são ótimas fontes de fibras que são responsáveis pela saciedade e ajudam na limpeza do organismo eliminando impurezas e auxiliando no funcionamento do intestino.
Utilizamos a seguinte metodologia:
1º Divulgação do concurso à comunidade a partir da reunião do Conselho das Eco-Escolas, uma vez que se verificou, pela auditoria, a necessidade de aumentar o consumo de fruta pelos alunos;
2º Sensibilização dos alunos na reunião do Conselho das Eco-Escolas e Oficina do ambiente para a separação das embalagens TetraPack - compal;
3º Definição do grupo de trabalho – alunos pertencentes à Oficina do ambiente com necessidades educativas;
4º Pesquisa sobre as embalagens TetraPack , símbolo FSC, e possíveis frutos a construir, incluindo alguns possíveis elementos a incluir no trabalho;
5º Escolha e pesquisa sobre os frutos – o grupo de alunos decidiu escolher o ananás, cereja, morango, pera, maçã, melancia, abóbora, banana, kiwi ;
6º Elaboração do projeto para a construção do fruto, realizado pelos alunos NE da Oficina do ambiente – pensamos em construir pequenas máscaras que dessem ideia das pequenas estruturas exteriores do fruto. Imprimimos os moldes, ampliamos embalagens de acordo com o fruto. Desenhamos alguns dos contornos com caneta de acetato. Por fim colocamos elásticos que aproveitamos de máscaras cirúrgicas de proteção. Fomos fazendo registos fotográficos do trabalho.
Inicialmente houve preparação do material tetrapack: todas as embalagens utilizadas foram lavadas e cortadas de forma a constituírem uma folha.
7º Montagem da estrutura : Os moldes foram colocados em cima do tetrapack que foi recortado, abrindo o local para os olhos. Seguidamente, foram feitas as colagens com cola UHU de pequenos recortes, de acordo com as cores dos frutos. Finalmente, reutilizamos os elásticos das máscaras cirúrgicas para adaptar as máscaras ao rosto dos alunos.
8º Realizamos fotos individuais e de grupo do produto final

 

COORDENAÇÃO
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