Trabalhos 2019

Centro Social e Cultural de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Crianças segredam ao Wally o seu fruto preferido
Crianças pintam o seu fruto preferido
Elaboração do cabelo das Máscara
Pintura da Máscara
Imagem símbolo tetrapack
Máscara concluída

Memória Descritiva:

Quando surgiu o convite para participar no concurso “As melhores ideias dão frutos” as crianças manifestaram interesse e entusiasmo por participarem no mesmo.
Integrada no projeto de sala, esta atividade, teve como principal objetivo, sensibilizar as crianças para a importância da ingestão de fruta, compreenderem os benefícios para a sua saúde e desenvolver a tolerância e respeito pelas escolhas dos outros.
Numa metodologia de participação e envolvimento das crianças e das famílias, começamos por pedir às famílias pacotes de sumo da marca compal, para podermos começar o nosso projeto. Na sala, as crianças exploraram alguns frutos focando a sua atenção em aspetos comuns e os que os diferenciam. Com frequência recolhem as suas sementes nos momentos das refeições e trazem para a sala para as colocar em recipientes próprios para posteriormente semear.
Planeamos em conjunto como iria ser a nossas máscara: Escolhemos os materiais, formato e tamanho. Procuramos também valorizar o gosto pessoal de cada criança e, que os colegas respeitassem também os gostos de cada um. Para isso, utilizei um amigo especial que temos na sala: um boneco que se chama Wally (Projeto “Anos Incríveis para Professores e Educadores”). Aos pares, cada criança teve a oportunidade de segredar ao seu ouvido, a fruta que mais apreciava. Posteriormente, em grande grupo, cada uma delas partilhou o seu gosto pessoal. Chegamos á conclusão que todos gostam de fruta e, houveram frutas que somente uma criança gostava mais e outras, a sua fruta de eleição, era a banana e o morango.
Cada par pintou seu fruto preferido temos utilizado por base a embalagem da compal.
As crianças das outras salas ajudaram a torcer as tiras das embalagens e a pintar a máscara. Houve partilha e trabalho de equipa, que a todos nos deu muito prazer. Existiu ainda uma grande divulgação do projeto eco escolas, nomeadamente esta atividade, uma vez que foram várias as famílias envolvidas, não só das crianças desta sala, mas também as famílias de todas as crianças do Jardim de Infância (85 crianças). Estamos todos unidos num objetivo comum.
Na construção desta máscara foram utilizados os seguintes materiais: embalagens da compal; tampas da compal; paus de espetadas; cartolina; placas de esferovite; cola; tintas e purpurinas.
Foi, sem dúvida, uma atividade muito enriquecedora para todos, aprendemos a valorizar a importância do consumo de frutas e a importância de proteger o meio ambiente.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png