Trabalhos 2019

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Frutas preferidas das crianças, trazidas de casa e que no final deram lugar a um delicioso batido.
As embalagens recolhidas foram devidamente lavadas e enxugadas com a ajuda de algumas crianças, que se ofereceram para o fazer.
Outro grupo de crianças ofereceu-se para recortar as embalagens.
Cada criança pintou o seu fato, da cor do fruto por si escolhido.
Exemplo de um fato de uma embalagem de néctar de pêra.

Memória Descritiva:

Memória Descritiva:
Este projeto foi elaborado pelas crianças da sala azul ( 3 e 4 anos de idade).
Em primeiro lugar foi “discutido” em grande grupo o tema da fruta, como uma peça fundamental na alimentação diária de cada um de nós. Neste momento cada criança pode testemunhar qual a sua fruta preferida e na qual se basearam para a confeção do seu fato carnavalesco.
A partir daqui com a ajuda da comunidade educativa, dos pais das crianças e comunidade envolvente, foram recolhidas embalagens tetra pack necessárias para a realização do nosso disfarce de carnaval e outros materiais.
Material utilizado:
-Embalagens tetra pack da Compal
-Sacos de farinha da padaria
-Panfletos de supermercados
-Tintas
- Colas
-Papel
Algumas crianças ajudaram na limpeza das embalagens, outras quiseram recortar algumas formas geométricas (retângulos, quadrados, triângulos) ou simplesmente pedacinhos das embalagens que sobraram.
Procedemos à confeção dos fatos de modo personalizado, que depois cada um pintou com a cor da fruta que escolheu. Depois de secos, então colámos os recortes feitos pelas crianças, nos mesmos.
Nesta idade, ainda há alguma resistência pela maior parte das crianças em usar a mascarilha, sendo este o motivo pelo qual optámos então por o uso do chapéu com as embalagens viradas do avesso, onde se pode ver a parte que conserva o néctar/sumo tão apreciado pelas crianças.
Cada um pintou o fruto que escolheu para representar e recortou a imagem do mesmo ao natural dos referidos panfletos para decorar o seu chapéu. No topo colámos a tampa da própria embalagem.
Este projeto foi vivido muito intensamente pelas crianças, e aqui tivemos a oportunidade de uma vez mais sensibilizar as mesmas para a importância da reutilização de materiais e da sua utilidade para a produção de muitos outros objetos.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png