Trabalhos 2019

Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

1-Preparação das embalagens
2-Recorte de elementos
3-Pormenor Tetra Pak, na montagem
4-Experiência/Montagem
5-Pormenor FSC, na montagem
6-Produto Final - Máscara

Memória Descritiva:

A Inspiração
Metodologia de trabalho:
1º - Apresentação à turma do projeto “AS MELHORES IDEIAS DÃO FRUTOS, A BRINCAR AO CARNAVAL”, lido e analisado o regulamento. Três alunas mostraram vontade de participar.
2º - Como já é habitual fazer a recolha seletiva dos resíduos na escola, as três alunas separaram e lavaram as embalagens da Compal que encontraram nos caixotes do lixo. Todas as embalagens usadas na construção da máscara foram recolhidas dentro da escola.
3º - A inspiração - As alunas inspiraram-se em duas artistas: Frida Kahlo e Carmen Miranda.
4º - Recorte de todos os elementos para a construção da máscara: embalagem, frutos, logótipo da Tetra Pak, a marca FSC® e a palavra Compal.
5º - Experiências - As alunas foram experimentando a conjugação dos elementos recortados, foram fazendo várias montagens, fotografando e comparando os resultados. Procuraram fazer sobressair a marca FSC® (bandolete) e Tetra Pak® (nariz), como referido no regulamento; procuraram, ainda, dar destaque à palavra Compal (sobrancelhas e boca), usar as tampinhas (olhos) e o valor do polpómetro (brincos).
6º - Conclusão – Montagem e colagem de todos os elementos recortados para a finalização da máscara/projeto.
Na construção da máscara apenas foram usadas embalagens da Compal consumidas na escola, cola e agrafador para construir as argolas dos brincos.
Grupo de trabalho: três alunas da turma 9ºJ.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png