Trabalhos 2019

Escola Básica do Castro (Trofa)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Conceção da máscara - Corte de embalagens em pedaços e aplicação dos mesmos com cola na superfície da máscara revestida a papel. A estrutura da máscara foi de embalagens tetra Pak
Detalhe no decalque da forma de uma pêra numa embalagem de Compal
União com agrafos de partes de embalagens de Compal em forma de pêra.
Detalhe de um dos frutos da máscara com o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC visíveis numa embalagens Compal
Aspeto geral da máscara
Grupo turma que esteve envolvido no projeto e elaboração da máscara junto do bar dos alunos da turma B1 do 6º ano de escolaridade da Escola Básica do Castro.

Memória Descritiva:

No início da adesão ao passatempo “As Melhores Ideias dão Frutos, a Brincar ao Carnaval”, nas aulas de Ciências Naturais, os alunos da turma B1 do 6º ano de escolaridade foram sensibilizados, para os benefícios da ingestão diária de frutos, responsáveis por uma alimentação equilibrada e, consequentemente, por um estilo de vida mais saudável. Depois, a turma tomou conhecimento mais aprofundado do passatempo, tendo sido também promovida a sua divulgação através de cartazes que se afixaram no placard Eco-Escolas.
Na abertura do 2º período, toda a Comunidade Educativa foi envolvida na separação de embalagens Tetra Pack da Compal, uma vez que os alunos acolheram a ideia de participarem neste concurso com grande entusiasmo e determinação. Depois de munidos com bastantes embalagens, nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos realizaram pesquisas tendo encontrado imagens com o disfarce alusivo à Carmen Miranda, que logo associaram à ideia da máscara pelo facto da cabeça da personagem estar carregada de frutos. Com base nesta ideia, realizaram projetos para se apropriarem da melhor solução para a criação de uma máscara inspirada nesta personalidade.
No decorrer da realização dos projetos, com recurso a embalagens Tetra Pak, foram explorados elementos da embalagem, como, o símbolo da separação dos resíduos de Tetra Pak e o significado das siglas FSC (a certificação que permite saber que a madeira utilizada no fabrico do cartão das embalagens da Tetra Pak é de florestas geridas de forma responsável do ponto de vista económico, social e ambiental).
Apesar de terem sido apresentadas várias propostas apenas foi selecionada aquela que apresentou maior criatividade nas soluções para a execução da máscara. Assim, a estrutura deste objeto tridimensional – Máscara com aproximadamente 1,20 m de altura e 0,90 m de largura foi concebida com embalagens Tetra Pak unidas com fita-cola e, posteriormente, cobertas com papel e cola. De seguida, os alunos executaram diferentes moldes de frutos cujas partes foram unidas com agrafos dando a noção de tridimensionalidade e, posteriormente, coladas na parte superior correspondente ao cabelo. Todos os outros elementos do rosto foram revestidos com pequenas “peças” recortadas das embalagens que tinha sido separadas por cores, dando o efeito do mosaico.
Esta Máscara foi utilizada como decoração no desfile de Carnaval da escola Básica do Castro e, neste momento, encontra-se no bar dos alunos para lembrá-los de que a fruta está disponível em sumo Compal e é uma boa opção para quando o apetite "aperta".
No final do trabalho os alunos ficaram munidos de mais competências para a resolução de novos desafios e ultrapassando os problemas que foram enfrentando, nomeadamente a necessidade de planear todo o processo até ao produto final e com maiores apetências para a realização de trabalhos em grupo.
A articulação entre diferentes áreas do saber e o Programa Eco-Escolas proporcionou aprendizagens que ficarão percetíveis em comportamentos do dia-a-dia dos alunos, tanto ao nível da alimentação, como ao nível da separação de resíduos, percebendo a importância de todos se comprometerem com a sustentabilidade do planeta Terra. A participação neste concurso contribuiu, sem dúvida, para que ficassem cidadãos mais conscientes e interventivos.
Alunos responsáveis pela realização do trabalho – Máscara, selecionado, para o concurso (Escalão 2) pertencem à turma B1 do 6º ano de escolaridade sob a orientação da professora de Educação Tecnológica, Ana Isabel Pedroso Ramos dos Santos Frias Correia que articulou com o coordenador do programa Eco-Escolas, José António Silva Cruz, ao longo de todo o processo.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png