Trabalhos 2019

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Início da construção, com o recorte da base da máscara em forma de coração, a partir do interior de uma embalagem da Compal.
Decoração da máscara com a pintura, o recorte e a colagem, dos olhos e de corações, alguns com frutas, a partir de embalagens da Compal, privilegiando a reutilização.
A máscara em processo de finalização, onde são visíveis diversos corações (recortados, com o interior das embalagens em folha de alumínio e com o exterior das mesmas, em torno de diversas frutas) e os símbolos das marcas FSC® e Tetra Pak.
A colocação do suporte da máscara.
O produto final - a máscara de Carnaval.
O aluno apresenta a máscara de Carnaval do Clube Eco-Escolas.

Memória Descritiva:

O Clube Eco-Escolas da Escola EB 2,3 de Moure (Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Vila Verde, Braga) aceitou com entusiasmo este desafio criativo promovido pelas marcas COMPAL e Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.
Com o intuito de chamar a atenção dos jovens para a importância da reutilização, reciclagem e proteção do ambiente, bem como da introdução de fruta na alimentação diária, os alunos inscritos no Clube criaram uma máscara de Carnaval, em forma de coração, com embalagens das referidas marcas. A escolha do coração deveu-se à conjugação de três fatores, a saber:
- as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos, pelo que uma alimentação saudável, com a ingestão diária de fruta, é fundamental para preservar e tornar mais forte o nosso coração;
- o logótipo da marca Compal inclui um coração por cima da letra “M”;
- o produto regional mais emblemático de Vila Verde é o lenço dos namorados, onde o coração é frequentemente bordado em tecidos de linho ou algodão.
Assim sendo, ficou decidido que não só a forma da máscara seria um coração, como também este faria parte da decoração da mesma. Iniciou-se, então, a construção da máscara, com recurso, essencialmente, a embalagens da Compal, colas diversas, arame, tinta, marcador e palito de espetada em madeira.
Os alunos realizaram o trabalho com empenho e dedicação, aliando o lazer ao desenvolvimento de competências no âmbito da criatividade e da educação não só ambiental, mas também para a saúde e para a cidadania.
Lenços dos Namorados (Versão Clube Eco-Escolas - Concurso Compal + Tetra Pak)
Meu curação chora
Doi-me, por cumer tão mal
Bou mudar sem demora
Cumer frutas e beber Compal

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png