Trabalhos 2019

Escola EB 2,3 de Manuel de Figueiredo (Torres Novas)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Abertura/planificação das embalagens.
Montagem da base da máscara com o caroço em 3D.
Montagem do “capacete” para a confortável utilização da máscara.
Parte interior da máscara, evidenciando o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC®.
Máscara vista de frente, evidenciando o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC®.
Máscara vista de perfil.

Memória Descritiva:

Agrupamento de Escolas Gil Paes
Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Manuel de Figueiredo – Torres Novas
As Melhores Ideias dão Frutos, a Brincar ao Carnaval
Memória Descritiva:
Na disciplina de Oferta Complementar da turma D do 8.º ano, foi desenvolvida a temática Alimentação Saudável. Neste sentido e em colaboração com a disciplina de Educação Visual, no âmbito da Unidade de Trabalho - DISCURSO e COMUNICAÇÃO, foi proposta aos alunos a atividade “As Melhores Ideias dão Frutos, a Brincar ao Carnaval”.
Materiais
- 6 embalagens de COMPAL de 1L
- 10 embalagens de COMPAL de 330 ml
- 4 embalagens de COMPAL de 200 ml
- Cola quente
- Tintas acrílicas nas cores: branco|verde|amarelo|castanho|preto
Metodologias
Foram dispostos caixotes de recolha de embalagens na escola a pedir a colaboração de toda a comunidade escolar para a realização do projeto.
Procedeu-se à abertura/planificação e lavagem das embalagens.
Os alunos exploraram a tridimensionalidade e as vincagens existentes nas embalagens para a realização do projeto.
Através do desenho/contorno do fruto - Abacate aberto -, iniciou-se a base da máscara, constituída por 2 embalagens de 1L e uma de 330 ml. Recortaram-se 5 formas, realizadas com embalagens de 1L e de 330 ml, para formar as diferentes tonalidades do abacate. Sobre a base foram coladas as 5 formas que ajudaram a criar profundidade e a acentuar a pintura.
Como a máscara apresentava uma base plana, pouco ergonómica, para colocar na cara, os alunos decidiram retirar a área do caroço. Esta opção revelou-se um novo desafio. Alguns elementos não satisfeitos com o aspeto da máscara decidiram criar o caroço em 3D, utilizando para o efeito um sistema de 7 planos verticais, formado por parábolas.
Para os orifícios dos olhos, foram aproveitadas a frente da embalagem onde está colocada a tampa roscada.
Para a confortável utilização da máscara, os alunos realizaram um “capacete”, com 4 embalagens de 330 ml. Aproveitando as vincagens, efectuaram os cortes necessários para formar um capacete. Para tapar/ornamentar, a junção dos elementos, recortaram 12 círculos de 5 cm, em embalagens de 200 ml.
A pintura dos elementos foi realizada através da visualização de um abacate verdadeiro.
A fixação do capacete na máscara foi reforçada com duas tiras de embalagem de 1L.
As dimensões da máscara são 37 X 25 X 33 cm.
Intervenientes
Alunos do 8.º Ano, turma D.
Alunos com a proposta vencedora: Inês Sousa, José Gonçalves, Maria Leal e Nuno Alves.
Professora de Educação Visual responsável pela orientação do projeto:
Sílvia Bairro
Professoras Coordenadoras do Programa Eco-Escolas:
Ana Teresa Dias e Florbela Véstia

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png