Trabalhos 2019

Escola Básica André de Resende (Évora)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Diversidade de Embalagens
Materiais utilizados
Colagens
Dimensões da máscara
Pormenores da máscara
Produto final Máscara

Memória Descritiva:

Tendo em consideração os objetivos propostos no passatempo promovido pela Compal e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas da ABAE, os coordenadores do Projeto Eco-Escolas da E.B. André de Resende – Évora, propuseram a realização da atividade a diversas turmas da escola (segundo e terceiro ciclos), contudo, apenas uma aluna manifestou interesse e disponibilidade para a realização da mesma (Matilde Viegas do 7.º Ano, Turma B). De imediato, a aluna começou a recolher embalagens Tetra Pak utilizadas pela marca Compal, com o símbolo FSC® junto dos pais, dos professores e funcionários da escola, nomeadamente das responsáveis pelo Bar. De seguida, partindo do fruto preferido da aluna, a cereja, planificou-se a elaboração da máscara, assim como a forma como seria construída. O projeto foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual, sob a supervisão da respetiva docente. Assim, de acordo com o planificado, a discente iniciou o trabalho desenhando o fruto em diversas embalagens, recortando-o e, de seguida, pintando-o, utilizando para tal tintas acrílicas. Seguidamente, através de recortes de frutas variadas, das embalagens recolhidas, procedeu à construção de uma “Primavera de Frutas”. Como materiais utilizados apenas são de referir o cartão, colas, tintas acrílicas e muitas, muitas embalagens da Compal recolhidas, essencialmente, no bar/ecopontos da escola. Desta forma, a Matilde construiu uma enorme máscara atendendo à sua fruta predileta, a cereja, desenvolvendo assim a sua criatividade e originalidade, obedecendo ao regulamento estipulado para o passatempo, não ultrapassando as dimensões estabelecidas.
Durante a realização do trabalho, a aluna e restantes discentes da turma, foram alertados para a importância da fruta na alimentação diária, assim como da deposição das embalagens no ecoponto amarelo.
Por fim, é de referir que o trabalho elaborado será dado a conhecer à comunidade escolar através da sua afixação junto ao bar/refeitório da escola.
Évora, 28 de março de 2019
Os professores coordenadores
do Projeto Eco-Escolas:
David Abreu e Marta Silva

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png