Trabalhos 2019

Escola EB de Lopas (Sintra)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

seleção de embalagens Compal
recorte de detalhes das embalagens Compal
montagem da máscara
montagem da máscara
detalhes de logotipos
máscaras prontas
recorte e colagem
recorte de detalhes
grupo de mascarados - os

Memória Descritiva:

O projeto/concurso “As melhores ideias dão frutos, a brincar ao Carnaval” promovido pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, foi atribuído às turmas de 1.º ano, na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas.
O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias etapas, contando com a participação ativa dos alunos das duas turmas sob a orientação das respetivas professoras titulares das respetivas turmas.
No início, foi feita a apresentação do projeto/concurso e seus objetivos aos alunos e delineadas as ações a realizar. Foi feita uma pesquisa coletiva sobre frutos e realizada uma eleição onde se escolheu o fruto melancia, como modelo para máscara. Definiu-se, então, que se usaria a técnica de recorte e colagem, bem como o uso dos seguintes materiais: papel de revista, cartolina, feijão preto, fita de tecido e fita decorativa, para além das embalagens da Compal.
Seguidamente, procedeu-se à recolha dos materiais trazidos pelos alunos. Todos os alunos tiveram oportunidade de desenhar/contornar, cortar e colar os diversos materiais.
Depois de pronto o trabalho, foram selecionados os alunos de cada turma para modelos a usar a máscara. Foram também enviadas as respetivas autorizações aos encarregados de educação para captação e uso da imagem dos seus educandos.
Os alunos foram às restantes salas de aulas apresentar as máscaras construídas. As fotos do desenvolvimento deste processo foram publicadas no blogue da escola e página do facebook.
As crianças mostraram-se muito entusiasmadas e empenhadas. Todas quiseram participar e corresponderam muito bem. O trabalho desenvolvido permitiu realçar a importância da reciclagem e da reutilização dos materiais na preservação do ambiente, sensibilizando as crianças e a comunidade em geral, para a necessidade de rentabilizar, reutilizar e reciclar os desperdícios da indústria do papel, criando novos objetos, para além de sensibilizar a introdução de fruta na alimentação diária.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png