Trabalhos 2019

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

GeoAnanás!<br/>Geometria + Ananás= Geonanás
Eu sou 3D!<br/>Em 3D fico melhor!
Eu sou Compal Tetra Pak!<br/> A companhia ideal! Uma ideia genial!
O Moranás chegou!<br/>Para uma ideia perfeita ,morango com ananás!
Pormenores!<br/>FSP+Tetra Pak+reciclagem ,no ecoponto amarelo claro!

Memória Descritiva:

A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, como Eco- Escola que é, tem por norma reutilizar materiais nos trabalhos e atividades que desenvolve com os seus alunos, uma modelo que pretendeu incutir em toda a comunidade escolar.
A participação no concurso ” As melhores ideias dão frutos. A brincar ao Carnaval” foi mais um incentivo para a prática de boas atitudes ambientais, visando a educação para cidadania e a sustentabilidade de recursos.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma D do 5º ano sob a responsabilidade da professora Ana Rosa Bravo na disciplina de Educação Tecnológica.
Depois de apresentado o projeto aos alunos da turma, que desde logo, ficaram bastante entusiasmados. Os alunos colocaram as suas ideias e criações no papel, e desenvolveram o projeto com estudo , materiais, dimensões e estruturas a utilizar, de modo a cumprir os requisitos exigidos no concurso. Simultaneamente os alunos procederam à recolha das embalagens Tetra Pak da Compal.
As ideias apresentadas foram bastante originais e criativas, tendo em conta o nível etário dos alunos (10 anos) .
Foi também um trabalho minucioso em termos de recorte e colagem de elementos decorativos para formar a composição pretendida, com recurso a materiais e técnicas de trabalho diversas, mas o interesse e empenho revelado pelos alunos em participar neste projeto foi importante.
O trabalho é constituído por duas partes: a base em forma de ananás e a máscara, em forma de morango, a que eles chamaram de” MORANÁS”.
À máscara foi construída com reutilização de cartão e restos de cartolina para decoração e técnicas de pintura.
A máscara em forma de rosto e simultaneamente de morango, foi construída com base no conteúdo desenho e proporções do rosto, onde foram aplicadas técnicas de recorte e colagem resultantes das embalagens Compal. Os Tetra Pak da Compal, foram aplicados em recortes de embalagens nos lugares mais evidenciados- cabeça, olhos, nariz e boca.
Os símbolos FSC estão localizados na pálpebra inferior dos olhos, como centro do rosto e da atenção, acompanhados da palavra Compal como pálpebra superior e sobrancelhas.
Toda a parte inferior do rosto, foi construída com recurso às embalagens Compal em 3D onde se destaca o símbolo Tetra Pak junto da boca à esquerda, e à direita o símbolo da reciclagem. Por isso apresentamos neste rosto um sorriso aberto.
Esta máscara foi depois colocada numa base hexagonal que deu forma de ananás onde os conteúdos de geometria foram aplicados, uma vez que este também é formado por triângulos de dois tons com recurso à técnica “Collage” e as folhas também em forma triangular foram pintadas com tonalidades com aplicação de lápis de cera.
Depois foi colocar a máscara na base de modo a que ficasse em 3D e a brincar ao Carnaval, a nossa ideia deu Frutos!

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png