Trabalhos 2019

Escola EB Sebastião da Gama (Escola Sede do Agrupamento) (Estremoz)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Registo do processo.
Registo do processo.
Registo do processo.
Detalhe da máscara.
Detalhe da Máscara.
Produto Final - a Máscara.

Memória Descritiva:

Memória descritiva
(As melhores ideias dão frutos, a brincar ao Carnaval)
Metodologia
O trabalho que apresentamos foi realizado no âmbito da Atividade promovida pela Compal (marca Sumol + Compal) e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa. Assim, e tendo em consideração os objetivos do mesmo, foi atempadamente efetuado um trabalho de sensibilização junto dos alunos, famílias e comunidade local, sobre a importância da reciclagem e proteção do ambiente.
O que nos levou a aderir a este desafio foi a intenção para a mobilização e consciencialização da comunidade escolar e da comunidade local para a problemática referida.
Entendemos que cabe a nós, educadores, o papel de alertar para a situação atual do planeta e para os riscos futuros, bem como promover ativamente hábitos que respeitem o ecossistema, como sendo o da reciclagem, reutilização de materiais, poupança de recursos e hábitos de alimentação responsáveis e saudáveis. É também nosso propósito dar a conhecer e valorizar as tradições dos nossos antepassados.
Este projeto iniciou-se com a abordagem, junto dos alunos, do tema da reutilização dos materiais. A conversa foi dirigida para as possibilidades de reutilização das embalagens, que, habitualmente, colocamos no ecoponto amarelo e, desta forma, foi lançado o desafio que nos levou até aqui. Após uma votação, elegeu-se como Super Herói do projeto: a CEIFEIRA, sendo que esta escolha se deve ao facto da CEIFEIRA representar um dos Bonecos de Estremoz (que em 2017 foram considerados Património Imaterial da Humanidade pela Unesco) e também porque o projeto de escola se designa “Bonecos com Arte”, razão pela qual, no Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Estremoz, os alunos terem representado as Ceifeiras, privilegiando, desta forma, também, as especificidades e as tradições da região.
Mãos à obra, começámos a criar nossa ideia para brincar ao Carnaval:
1º: Fizemos um trabalho de pesquisa sobre os Bonecos de Estremoz;
2º: Fizemos as máscaras das ceifeiras para participarmos no Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Estremoz;
3º: Planeámos o procedimento e calendarizámos a execução do trabalho;
4º: Precisámos de uma caixa de cartão da Compal, uma camisola velha e um balão para montar a estrutura do corpo da ceifeira;
5º: Lavámos e cortámos muitas... muitas embalagens de sumo e fomos preenchendo a silhueta da ceifeira com cola e pedaços das caixas de sumo, dando, deste modo, forma ao corpo da boneca;
6º: Por fim, foram feitos os adereços – chapéu, avental, flor, foice, xaile e lenço.
Finalmente, a nossa CEIFEIRA ficou pronta!
Intervenientes
O projeto envolveu todos os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo da EB de Arcos, professoras, assistentes operacionais, pais e comunidade local.
Materiais
Embalagens de sumo da Compal, cola, tesouras , caixa de cartão da Compal, chapéu de palha, uma blusa velha, restos de tecidos, cartões, luvas, folhas de jornais e cola branca e cola quente.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png